Seguindo o tema da programação desta edição o salão convidou os grandes CEO’s da indústria alimentícia para compartilhar boas práticas

A quarta feira no salão SIAVS teve uma intensa agenda entre apresentação de pesquisas e conteúdos em congresso, exposições na feira e painéis e palestras exclusivas. Dentre os convidados de peso, o destaque da manhã foi para os grandes nomes à frente da gestão de negócios e marcas já muito conhecidas não só pelos produtores quanto pelo consumidor final.

O painel empresarial com tema: fatores de competitividade da avicultura e suinocultura brasileira teve liderança e moderação do presidente da ABPA – Ricardo Santin, e trouxe cases, experiências, tendências e boas práticas de empresas como BRF, Seara, Aurora e São Salvador Alimentos respectivamente representadas pelos CEO’s Lorival Nogueira (BRF), João Campos(Seara), Neivor Canton (Aurora) e José Garrote ( São Salvador).

Os desafios citados e discutidos em destaques foram:

> Como aumentar em 70% de forma sustentável o abastecimento global de proteína no mundo?
> Com 9,7 bilhões de pessoas no mudo até 2050, como vamos produzir tanto?
> Como ter estrutura para atender a crescente demanda de alimentos?

Quando falado em exportações e rentabilidade, os convidados trouxeram números impactantes já em 2022, como o aumento de 25% no preço do frango exportado, na contrapartida de apenas 9% da carne suína.
“ Ainda temos um desafio do preparo da carne suína, desmistificar carne suína para alavancar esses números”. Reforçou Lorival Nogueira, da BRF.

Sustentabilidade ambiental, social e financeira foi bastante explorada por meio das práticas já experimentadas pelas companhias como a ampliação do uso de energias renováveis, eletrificação da frota, promoção da cadeia bovina de baixo carbono, além do investimento de R$ 4 bilhões em 2022 para ações ESG, geração de empregos exclusivo para mulheres, inovação e tecnologia e preparação técnica de integrados.

Para reforço do discurso e incentivo a um novo caminho para os negócios sustentáveis,, o governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia esteve presente ao lado do secretário de estado da Agricultura, Francisco Maturro, e mencionou para o público o investimento recorde do governo paulista em pesquisa agropecuária. Mas disse que é preciso avançar mais. Lembrou a origem “caipira” e disse que, apesar de industrial, o Estado tem uma vocação essencialmente agrícola. “É a representação do que é nosso país. Desde os tempos do café, da cana de açúcar, da bovinocultura e agora da avicultura e suinocultura. A realização do SIAVS aqui é prova disso e os setores terão ainda mais nosso incentivo”, frisou.

Pouco antes, Garcia havia se reunido com produtores e exportadores de carnes de aves, suínos e ovos de São Paulo. Após, a comitiva, acompanhada do presidente da ABPA, Ricardo Santin, visitou os estandes da feira no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

A programação continua ativa para visitação na feira e palestras nos dias 10 e 11 de Agosto, acesse www.siavs.com.br e saiba mais.

Compartilhe: