Trabalho Científico

MÉRITO ABPA DE PESQUISA AVÍCOLA E SUINÍCOLA APLICÁVEL – 2024

Submeta seu trabalho neste link!

As inscrições para o Mérito ABPA de Pesquisa Aplicável estão abertas. Os estudantes de graduação e pós graduação já podem começar a se preparar para o Mérito promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que valoriza a aplicabilidade da pesquisa acadêmica na avicultura e na suinocultura do Brasil.

Poderão ser inscritos trabalhos para umas das cinco áreas a seguir:

  1. Produção, manejo e ambiência: temas referentes ao manejo nos diferentes sistemas e fases de produção, melhoramento genético, reprodução, bem-estar animal e qualidade do ambiente (instalações, conforto térmico, qualidade da cama e do ar, luz), inovações e etc;
  1. Nutrição: temas como qualidade nutricional, suplementação, exigências nutricionais, fornecimento, consumo de ração e água, antimicrobianos, inovações tecnológicas, etc;
  1. Tecnologia, Processos e Saúde Pública: temas como abate, processamento, qualidade de carne e ovos, além da incorporação de metodologias, processos, produtos, tecnologias ao processo produtivo, inovações e etc;
  1. Sanidade: temas como o controle sanitário, medidas de biosseguridade, controle da difusão de agentes infecciosos e vetores biológicos, antimicrobianos, vacinação, higienização das instalações, vazio sanitário, inovações e etc;
  1. Sustentabilidade Ambiental: temas como a gestão de resíduos, tratamento de dejetos, utilização de fontes de recursos hídricos, emissões de efluentes, gases do efeito estufa, integração lavoura pecuária, utilização de subprodutos, energia limpa, economia circular, inovações e etc;


Os trabalhos serão avaliados de forma cega em relação à autoria e instituição, por uma Comissão Julgadora formada por especialistas de universidades, de empresas e de centros de pesquisa, de diversas áreas da produção agroindustrial, que determinarão notas de acordo com o mérito, o atendimento às regras do Mérito, a aplicabilidade do conteúdo e a clareza dos melhores trabalhos.

Somente os trabalhos aceitos pela Comissão Julgadora concorrerão neste Mérito.

Os trabalhos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar serão galardoados.

Em sua sétima edição, o Mérito estimula a interação entre pesquisadores e a cadeia agroindustrial, reconhecendo pesquisas que, de fato, possam ser utilizadas pelas empresas produtoras de aves, suínos e ovos.

A divulgação do resultado acontecerá no último dia do evento, na sala 115, de 12h30 às 13h00, durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS 2024), maior e mais importante encontro dos setores de aves e suínos do Brasil, que será realizado entre 6 e 8 de agosto de 2024, em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Anhembi.

DATAS E PRAZOS

1°/04/24 a 31/05/24 – Período de submissão dos Trabalhos Científicos (submeta seu trabalho aqui).

1°/06/24 a 30/06/24 – Prazo para a Comissão Julgadora avaliar os trabalhos.

07/07/24 – Data limite para comunicar o aceite ou a rejeição dos trabalhos enviados.

21/07/24 – Prazo final para pelo menos um dos autores dos trabalhos aceitos se inscrever no SIAVS 2024 e apresentar o comprovante para que o trabalho concorra e conste dos anais do congresso (enviar para o e-mail artigos@abpa-br.org).

Observação: Estudantes de pós-graduação poderão fazer a inscrição na categoria “estudante”.

Em caso de grupos acima de 10 (dez) participantes, o valor global da inscrição, conforme a data do pagamento e categoria, terá um desconto de 10% (dez por cento).

06 a 08/08/24 – Apresentação dos trabalhos selecionados em formato de banner.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS:

1.0 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Os trabalhos aprovados pela Comissão Julgadora serão apresentados na forma de pôsteres e disponibilizados nos Anais do evento;

1.2. Os pôsteres deverão seguir o modelo que consta como anexo no final da página.

1.3. Os trabalhos deverão ser submetidos através de sua anexação neste formulário online, um trabalho por resposta, juntamente com as informações obrigatórias solicitadas no decorrer do formulário.

1.4. Os trabalhos deverão seguir o modelo que consta como anexo no final da página.

1.5 Os autores devem optar por uma das seguintes áreas temáticas:

  1. Produção, manejo e ambiência: temas referentes ao manejo nos diferentes sistemas e fases de produção, melhoramento genético, reprodução, bem estar animal e qualidade do ambiente (instalações, conforto térmico, qualidade da cama e do ar, luz), inovações e etc;
  2. Nutrição: temas como qualidade nutricional, suplementação, exigências nutricionais, fornecimento, consumo de ração e água, antimicrobianos, inovações tecnológicas, etc;
  3. Tecnologia, Processos e Saúde Pública: temas como abate, processamento, qualidade de carne e ovos, além da incorporação de metodologias, processos, produtos, tecnologias ao processo produtivo, inovações e etc;
  4. Sanidade: temas como o controle sanitário, medidas de biosseguridade, controle da difusão de agentes infecciosos e vetores biológicos, antimicrobianos, vacinação, higienização das instalações, vazio sanitário, inovações e etc;
  5. Sustentabilidade Ambiental: temas como a gestão de resíduos, tratamento de dejetos, utilização de fontes de recursos hídricos, emissões de efluentes, gases do efeito estufa, integração lavoura pecuária, utilização de subprodutos, energia limpa, economia circular, inovações e etc;

1.6. O prazo final para envio dos trabalhos é 31 de maio de 2024;

1.7. Somente serão aceitos trabalhos em arquivo Word;

1.8. Não serão aceitos resumos de monografias;

1.9. O termo de aceite ou rejeição do trabalho será encaminhado, via e-mail, até 07 de julho de 2024;

1.9.1. Somente serão expostos e publicados os trabalhos que pelo menos um dos autores esteja devidamente inscrito como congressista até 21 de julho de 2022;

1.9.2.  Serão aceitos até dois trabalhos por autor inscrito no evento, sendo que a viagem propiciada ao ganhador do Mérito será concedida ao autor principal do trabalho.

2.0 REDAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

2.1. Os resumos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol;

2.2. Os resumos e os trabalhos não serão corrigidos pela Comissão Julgadora;

2.3. O resumo deverá ter, no máximo, 2 (duas) páginas, contendo:

  • Título, autor (es), resumo, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas;
  • Será considerado o autor principal do trabalho, o primeiro nome da lista de autores.

2.4. Os resumos expandidos e os trabalhos corrigidos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol, sendo que com o resumo em inglês (quando o trabalho for redigido em português ou espanhol) ou em português (quando redigido em espanhol ou inglês).

2.5. Normas para formatação do texto (resumo expandido e trabalho corrigido):

  • A4 (21 x 29,7 cm);
  • Máximo de páginas: 2 (duas)
  • Corpo do texto: fonte Times New Roman tamanho 10, alinhamento justificado;
  • Título: em caixa alto, negrito, fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento central;
  • Identificação de Autores: Fonte Times New Roman tamanho, 12. Primeiro nome e último sobrenome por extenso, demais sobrenomes devem ser abreviados. Alinhamento central.
  • Identificação da filiação: Instituto, departamento, universidade, cidade, estado, país, em itálico, alinhamento central, Fonte Times New Roman tamanho 9. Para afiliações diferentes, cada nome de autor deve vir acompanhado de um número em negrito e sobrescrito. Na linha de baixo, separadas por ponto e vírgula, devem vir as afiliações antecedidas de seus números correspondentes;
  • Subtítulos (Palavras-chaves, Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Bibliografia): em caixa alto, negrito;
  • Itens ou tópicos dos subtítulos (quando houver): itálico, alinhamento justificado;
  • Margens: de 3 cm no canto superior e na esquerda, e de 2 cm no canto inferior e na direita;
  • Espaçamento entrelinhas simples;
  • Linha em branco (entre o título e o texto);
  • Texto: em uma coluna;
  • Deve haver uma linha em branco antes de cada subtítulo, mas nunca entre subtítulo e seus tópicos;
  • Citação bibliográfica no corpo do trabalho: o sobrenome do autor deverá ser escrito com apenas a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e o ano da publicação. Quando o artigo citado tiver dois autores eles devem ser escritos com &, quando o artigo possuir três ou mais autores deve-se colocar o sobrenome apenas do primeiro, seguido por et al;
  • Formatação do texto e tabelas: alinhamento justificado, itálico somente para palavras estrangeiras ou em latim;
  • Referências bibliográficas: ordem alfabética considerando o sobrenome da autoria, alinhamento justificado, formatação de espaço simples, com 1,0 de espaço entre as linhas.

3.0 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

3.1. Todos os trabalhos aceitos serão apresentados em forma de pôsteres.

3.2. Seguir o modelo que consta como anexo no final da página.

3.3. Fonte: Arial, tamanho mínimo 28.

3.4. Elementos essenciais: Palavras-chaves, Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Bibliografia (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração).

3.5. Tamanho máximo do pôster: 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.

3.6. Data e horário para colocação dos pôsteres: dia 6 de agosto, após a abertura do evento.

3.7. Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador (material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc).

3.8. A apresentação dos pôsteres acontecerá durante os 15 primeiros minutos do período de coffee break dos 3 dias de evento, sendo que o horário exato do mesmo será divulgado juntamente com a programação geral do evento no site do SIAVS.

4.0 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 

4.1. Os trabalhos serão avaliados de forma cega em relação à autoria e instituição, por uma Comissão Julgadora formada por especialistas das diferentes áreas de produção agroindustrial;

4.2. Os trabalhos aceitos para apresentação e publicação, concorrerão a viagem propiciada pelo Mérito ABPA de Pesquisa Avícola e Suinícola Aplicável;

4.3. Os trabalhos concorrentes receberão notas de acordo com o mérito científico e com a aplicabilidade do conteúdo, segundo avaliação da Comissão Julgadora. As notas atribuídas aos trabalhos serão compartilhadas com os autores dos trabalhos por e-mail após o encerramento do evento;

4.4. O trabalho ganhador receberá, além da viagem, um certificado.

5.0 RESULTADOS DO MÉRITO 

O autor principal do trabalho vencedor viajará para a França, em outubro de 2024, para participar da feira Sial Paris, que acontecerá do dia 19 ao dia 23, com a equipe da ABPA.

Caso seja do interesse do ganhador e em comum acordo com a ABPA, a viagem poderá ser trocada pela participação na feira Gulfood de Dubai, que acontecerá do dia 17 ao dia 21 de fevereiro de 2025.

O autor principal dos trabalhos que ficarem em segundo e terceiro lugar, por sua vez, serão contemplados com um mimo durante o evento.

5.1. A ABPA pagará a passagem aérea da cidade brasileira de residência do ganhador até São Paulo e a passagem internacional conforme itinerário da equipe da ABPA;

5.2. Em caso de o ganhador querer alterar o itinerário do voo internacional ou as datas de ida e volta, os custos relacionados a essas alterações não serão cobertos pela ABPA;

5.3. O ganhador deve permanecer na feira com a equipe da ABPA pelo menos nos 3 (três) primeiros dias do evento;

5.4. A ABPA pagará as despesas de hospedagem no hotel em que permanecerá sua equipe, em quarto single ou duplo (se houver necessidade de dividir o quarto com alguém da equipe), pelo período de trabalho da equipe da ABPA;

5.5. Os custos de transporte e alimentação, no período da feira, e ocorridos em conjunto com a equipe da ABPA também serão pagos pela Associação;

5.6. Todos os demais custos, tais como, alteração de passagem (data e/ou itinerário), emissão de passaporte, alteração de hotel e/ou tipo de acomodação, refeições e deslocamentos solicitados ou feitos pelo ganhador sem estar com a equipe da ABPA, serão de responsabilidade do ganhador do Mérito.

INSCRIÇÕES EM GRUPO DE ESTUDANTES OU DE PROFISSIONAIS:

Em caso de grupos acima de 10 (dez) participantes, o valor global da inscrição, conforme a data do pagamento e categoria, terá um desconto de 10% (dez por cento).

  • ANEXOS

MODELO PÔSTER

MODELO TRABALHO CIENTÍFICO

Informações adicionais: artigos@abpa-br.org

Compartilhe: