Microbioma é chave para produção eficiente e sustentável de aves e suínos

Pesquisas científicas confirmam que tecnologias nutricionais voltadas à funcionalidade intestinal potencializam o desempenho animal e reduzem a pegada ambiental

Avicultores e suinocultores que utilizam tecnologias nutricionais focadas na saúde intestinal dos animais conseguem ser mais eficientes e minimizar o impacto ambiental. “O equilíbrio do microbioma é que fará o animal ter o desempenho esperado, com melhor conversão alimentar e absorção de nutrientes, além de menor mortalidade e otimização de recursos, o que aumentará a produção de carne e ovos, com redução da pegada ambiental”, destaca o engenheiro agrônomo Felipe Fagundes, gerente da Alltech para América Latina. A empresa oferece aos produtores uma série de soluções, respaldadas por pesquisas científicas, que os ajudam a gerenciar desafios e potencializar os resultados.

O especialista explica que o desempenho dos animais é garantido quando o microbioma do intestino é funcional, ou seja, quando as bactérias benéficas prevalecem sobre as patogênicas. “A estratégia nutricional para um microbioma equilibrado começa pela reprodutora, porque é ela que transfere os primeiros microrganismos que vão habitar o trato gastrointestinal do pintinho ou do leitão. Passar uma população bacteriana favorável para a progênie e manejar bem o ambiente para reduzir o desafio evita problemas logo no início da vida dos animais, que depois dificilmente serão resolvidos”, observa. Estudo conduzido por George Girgis e publicado em 2020 na revista científica PLOS ONE confirmou que a suplementação de Actigen®, aditivo desenvolvido pela Alltech com frações ativas de mananos (MRF), reduziu significativamente a prevalência de Salmonella no tecido ovariano e a concentração da mesma bactéria no ceco de aves de postura após desafio.

Outra situação crítica que merece a atenção dos produtores é quando há resistência bacteriana na granja. “A busca por aditivos naturais tem crescido, seja como parte de um protocolo para redução do uso de antibióticos ou para atuar em sinergia com essas moléculas”, aponta Fagundes. Conforme artigo de Helen Smith e colaboradores publicado em 2022 no International Journal of Molecular Sciences, a suplementação com Actigen aumentou a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) em Escherichia coli resistentes a antibióticos em 42%. Quando combinada com antibióticos, a suplementação de MRF ampliou em 59% a produção de ROS em E. coli resistente. “No contexto atual, em que não há novas moléculas antimicrobianas sendo produzidas, esses resultados nos mostram um caminho para lidar com a resistência bacteriana através do mecanismo de estresse oxidativo”, completa o especialista.

Trabalho de Paola da Silva e equipe publicado pela Poultry Science em 2024, corrobora a eficácia de soluções naturais voltadas ao microbioma em momentos de desafio sanitário. Os pesquisadores apontam que o uso do ViligenTM, aditivo da Alltech à base de ácido graxo de cadeia curta e mineral orgânico proteinato, resultou em menor dano intestinal aos frangos de corte com enterite necrótica subclínica, na comparação com as aves que receberam o antibiótico enramicina. “Escolhas orientadas à funcionalidade intestinal, como a inclusão de tecnologias nutricionais com respaldo científico, geram ótimos resultados, permitindo que os animais se desenvolvam adequadamente e cheguem ao final do ciclo com menos contaminação e menos condenações de carcaças no abatedouro”, ressalta Fagundes.

SIAVS

Além do Actigen e Viligen, a Alltech conta um amplo portfólio de produtos para atender às diferentes demandas dos produtores, com destaque para o adsorvente de micotoxinas Mycosorb® A+ e a linha de enzimas Allzyme®, que também impactam no microbioma dos animais. A empresa levará essas e outras soluções nutricionais ao Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), a maior feira e congresso técnico do Brasil sobre as cadeias produtivas, que acontecerá de 6 a 8 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com o tema “Pense grande, foque no micro”, o estande da Alltech receberá clientes e visitantes do Brasil e de outros países, como Peru e México. “Nossa equipe técnica está apta a analisar os desafios de cada produtor e focar no melhor programa nutricional para garantir eficiência e sustentabilidade”, afirma o gerente.

Sobre a Alltech:
Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias eficientes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente. Para mais informações, visite alltech.com

Informações para imprensa

Olavo Pesch 41 99958-5463
Gabriel Santos 41 99505-8888
contato@centrodecomunicacao.com.br

Compartilhe: