Estudante de Eldorado do Sul (RS) vence prêmio Mérito de Pesquisa Aplicável da ABPA

Cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, no Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), em São Paulo

São Paulo, 08 de agosto de 2024 – Um novo índice para determinação de resistência antimicrobiana a múltiplas drogas aves foi o tema vencedor do prêmio Mérito de Pesquisa Aplicável ABPA – tradicional concurso científico que a Associação Brasileira de Proteína Animal -, anunciado neste último dia do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS/2024), em São Paulo – SP.

O autor do trabalho e ganhador da viagem para SIAL Paris, em outubro, ou a Gulfood Dubai, em fevereiro do próximo ano, é o estudante Vinícius Sasso Nickel, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, de Eldorado do Sul (RS), com o trabalho ‘Proposition of a novel index for determination of antimicrobial multidrug resistance’.

“Parabenizamos todos os participantes pelo altíssimo nível dos trabalhos, que trouxeram a modernidade e a aplicação prática como diferenciais. Mas destaco a resiliência deste estudante do Rio Grande do Sul que, apesar de ter a universidade afetada pela enchente, ainda sim conquistou todos os critérios necessários e se classificou como vencedor”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, durante a cerimônia de premiação, realizada no auditório do Distrito Anhembi, no SIAVS 2024.

O segundo colocado foi o trabalho ‘Nanocápsulas poliméricas carregadas de toltrazuril como abordagem para o controle terapêutico da coccidiose em aves’, de autoria da pesquisadora Ana Paula Almeida Bastos, da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC). E o terceiro colocado, trouxe o trabalho sobre ‘Avaliação de um novo protocolo de sequenciamento de nova geração para identificação de eimeria spp. da galinha doméstica’, de autoria principal de Guilherme Zaratin Dumalakas, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, localizada em Araçatuba (SP).

Só este ano, Mérito de Pesquisa Aplicável ABPA recebeu mais de 50 inscrições de estudantes e pesquisadores de todo país, que apresentaram estudos de aplicabilidade prática nas áreas de produção, manejo e ambiência, nutrição, tecnologia, processos e saúde pública, sanidade e sustentabilidade.

Compartilhe: