Simpósio OVOSITE SIAVS – Os desafios da granja do futuro e inovações do campo à mesa

Com tantas mudanças e desafios na economia, o consumo de proteína animal revela destaque com os ovos, que agora mais do que nunca estão ganhando grande espaço no prato do brasileiro. Pensando nisso, o Simpósio OVOSITE na SIAVS trouxe discussões sobre a como alcançar o equilíbrio entre bem estar animal e a qualidade do produto final.

Com convidados como Leandro Pinto da Granja Mantiqueira no Rio de Janeiro e Ricardo Faria da Avícola Catarinense de Florianópolis, o público pôde assistir a números de pesquisas de mercado, experiências de outros países e resultados positivos de novas práticas.

A principal prática citada pelos convidados foi a Cage Free – que na tradução literal significa sem gaiolas – referindo – se a produção de aves livres.
Após uma determinação judicial nos Estados Unidos, mandatos de leis estaduais determinaram que os criadores extinguissem gaiolas na criação de aves.
Logo depois da adaptação da exigência, os produtores americanos começaram a observar os seguintes principais impactos:

* Somente neste ano, a produção cresceu em 35% de forma orgânica
* Aumento significativo do bem estar animal
* Mais Equilíbrio na relação entre o meio ambiente e a produção – sustentabilidade
* Aumento na qualidade final do produto

Para os desafios do Cage free, os palestrantes listaram:

* Entender como melhorar os equipamentos nesta nova realidade
* A velocidade dessa nova realidade para o Brasil
* Crescimento sustentável da produção (a alta produção equilibrada com capacidade de consumo)
* Mão de obra qualificada (inclusive no pós pandemia)

Falando em Cage Free e Brasil, o estado do Rio Grande do Sul está um passo à frente e já experimenta não só a metodologia como também os benefícios desta escolha, que já obteve como resposta um aumento expressivo na exportação do produto.

A programação continua ativa para visitação na feira e palestras nos dias 10 e 11 de Agosto, acesse www.siavs.com.br e saiba mais.

O SIAVS

Realizado pela ABPA, o principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil será ainda maior que a edição anterior, realizada em 2019. A área comercial foi expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço tradicionalmente ocupado pela feira. A comercialização de espaços já foi praticamente encerrada.

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países.

O peso político do evento é outro diferencial. São esperadas autoridades dos poderes executivo e legislativo nacional e dos estados, ampliando o papel do evento como principal ponto de debate dos rumos dos setores.

Em 2019, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores. Nas dezenas de salas do congresso ocorreram apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para 2,4 mil congressistas.

Compartilhe: