Influenza Aviária foi tema de simpósio realizado pela FACTA durante o SIAVS 2024

Evento contou com homenagens ao presidente da FACTA, Ariel Mendes e a Inaldo Sales Patrício

A Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA) promoveu um debate sobre o cenário global e as pesquisas relacionadas à Influenza Aviária, em simpósio realizado durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), este mês em São Paulo.

O painel, que foi dividido em dois blocos, contou com discussões sobre o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecoepidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul, além das origens e contenções de casos na região, com os especialistas Jansen de Araújo (USP), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen.

Em outro momento, o chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Daniela de Queiroz Baptista e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech/Holanda) apresentaram experiências diferentes no enfrentamento da enfermidade, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal, chegando ao debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. O debate contou ainda com a apresentação do professor associado da Universidade de Minnesota (EUA), Fábio Vanucci, que aborou o cenário atual da Influenza A (H5N1) no rebanho leiteiro dos Estados Unidos.

Homenagens

Ariel Mendes, presidente da FACTA, foi homenageado como Destaque Técnico do Prêmio Lauriston Von Schmidt na cerimônia de abertura do Salão Internacional de Proteína Animal – SIAVS 2024. Este reconhecimento é um tributo ao seu trabalho e dedicação ao setor avícola brasileiro e internacional.

Já o médico-veterinário Inaldo Sales Patrício, reconhecido por sua trajetória de cinco décadas na avicultura, recebeu uma homenagem especial da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícola (Facta). A homenagem foi concedida em reconhecimento à sua dedicação e contribuições significativas ao setor avícola no Brasil. Com 50 anos de atuação, ele se destacou por sua expertise, comprometimento e por ser uma referência na avicultura, ajudando a moldar o crescimento e a inovação do setor no Brasil.

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA – é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br

Compartilhe: